• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Usucapião ou Inventário, qual a melhor opção de imóvel de herança da família?

O melhor caminho e o certo a se fazer nessa situação é a abertura de um inventário, o único “remédio” mais eficaz para esse tipo de situação

Um super comum envolvendo o patrimônio familiar acontece quando um imóvel herdado permanece sob posse exclusiva de um dos herdeiros, enquanto os outros evitam lidar com o processo de inventário, por ser conhecido como um processo caro e demorado.

No entanto, não se deve resolver esse tipo de irregularidade de imóveis herdados sem devida partilha, tal como regularização, utilizando a usucapião. O melhor caminho e o certo a se fazer nessa situação é a abertura de um inventário, o único “remédio” mais eficaz para esse tipo de situação.

Inventário ou Usucapião

O inventário tem como objetivo transferir aos herdeiros os bens e ativos deixados pelo falecido, após o pagamento de possíveis dívidas, conforme previsto no Código Civil, respeitando a ordem de sucessão.

Já a usucapião possibilita que a posse prolongada se converta em propriedade, dando ao possuidor o direito de ser registrado como proprietário do imóvel, desde que exista um reconhecimento para isso, seja ele judicial ou extrajudicial.

Dependendo da situação, tanto o inventário quanto a usucapião podem ser aplicados no mesmo caso, contudo, é muito importante estar atento a todos os detalhes para escolher qual o melhor caminho a se seguir.

Falecimento do titular e posse dos herdeiros

Pelo princípio da saisini, a posse dos bens de uma pessoa falecida é automaticamente transferida para os herdeiros, mesmo que ainda não tenham realizado o inventário. Esse direito é devido pelo artigo 1.784 do Código Civil, permitindo que os herdeiros defendam os bens herdados como se fossem seus (de suas posses).

Em alguns casos, um dos herdeiros pode manter a posse exclusiva de um imóvel herdado sem oposição dos demais herdeiros. Neste caso, o herdeiro pode eventualmente pedir a usucapião, caso tenha ocupado o imóvel de maneira contínua, pacífica, com a intenção de ser dono, pelo prazo exigido por lei.

A usucapião permite que a posse seja transformada em propriedade, dispensando assim, a necessidade do inventário para que se regularize a situação do imóvel.

Decisões judiciais, como o precedente do TJRJ, confirmam a possibilidade da usucapião para herdeiros que cumpram todos os requisitos legais, extinguindo o condomínio com outros herdeiros.

Além disso, seja o inventário ou a usucapião, ambos podem ser feitos de maneira extrajudicial, ou seja, sem a necessidade de recorrer a justiça, feito diretamente no cartório, com a devida assistência de um advogado, que é quem poderá identificar essa possibilidade.