• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Aprenda como acessar e navegar pelo Meu INSS

Plataforma de atendimento está disponível nos formatos aplicativo ou portal web

O “Meu INSS” é o canal digital de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio da plataforma, é possível requerer benefícios e consultar o andamento dos pedidos, emitir extrato de tempo de contribuição, obter certidões e simular a aposentadoria, entre outros serviços. A plataforma está disponível nas versões portal web ou aplicativo para dispositivos móveis (smartphones ou tablets).

Para utilizar a plataforma em dispositivos móveis, o cidadão deve baixar o aplicativo nas lojas Google Play Store ou Apple App Store e depois fazer a instalação. O acesso ao “Meu INSS” é feito com os dados de login da plataforma “gov”, mas alguns serviços estão disponíveis sem a necessidade de informação de senha pessoal, a exemplo da inscrição de contribuintes, consulta ao calendário de pagamento de benefícios, localização de endereços das Agências da Previdência Social e emissão de guia de pagamento da contribuição previdenciária, entre outros.

Quem preferir utilizar o formato portal web deve digitar o endereço https://www.meu.inss.gov.br/ no navegador de internet. Da mesma forma que no aplicativo, na página inicial são oferecidos os serviços que não exigem informação de senha pessoal. O acesso identificado também será feito com os dados de login da plataforma "gov”. A navegação no “Meu INSS” é prática e intuitiva, mas, caso o cidadão tenha alguma dificuldade, pode contar com o auxílio da assistente virtual “Helô”, disponível no portal e também no aplicativo.

Clicando em “novo pedido”, o cidadão pode fazer novas solicitações escolhendo o serviço desejado entre as opções disponíveis. Para saber o andamento dos requerimentos já realizados, é preciso clicar no ícone “consultar pedidos”. A plataforma também possibilita alterar a tela para modo claro ou escuro, a depender da preferência do usuário. No portal, também é possível aumentar ou reduzir o tamanho das letras. A ferramenta também tem um espaço para notificações, identificado com o ícone de um sino, em que o cidadão encontra mensagens do INSS informando sobre a conclusão dos pedidos ou convocação para envio de documentos adicionais.

O “Meu INSS” também traz orientações para a recuperação do acesso, caso o usuário não lembre os dados de login. Para garantir a segurança das próprias informações, é importante que o cidadão não forneça documentos ou senhas pessoais a terceiros. Em caso de dúvidas e dificuldades, o recomendado é buscar ajuda em uma Agência da Previdência Social ou ligar para o número 135.