• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Previdência Social: Brasil e Polônia avançam nas negociações para acordo bilateral

Cidadãos poderão contar tempo de contribuição, em ambos os países, para obter benefícios

Os governos do Brasil e da Polônia avançaram nas tratativas para um acordo bilateral de Previdência Social. Nesta quarta-feira (25), o ministro Carlos Lupi participou de reuniões, em Brasília (DF), com representantes do Ministério da Família, Trabalho e Política Social da Polônia (MRPiPS) e das instituições previdenciárias (ZUS e KRUS) do país europeu.

O acordo, em discussão desde 2022, busca garantir que cidadãos possam solicitar benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, pensão por morte e aposentadoria por invalidez, com base no tempo de contribuição em ambos os países. Além disso, o tratado busca evitar a bitributação, facilitando a vida de trabalhadores e aposentados que possuem vínculos com as duas nações.

Para o ministro Carlos Lupi, o avanço desse acordo ratifica o compromisso com a proteção social.

“Este documento reflete a prioridade que os dois países dão aos direitos sociais. A Previdência Social brasileira é um exemplo para o mundo e seguirá cada vez mais fortalecida”, afirmou.

A conclusão do texto e a definição dos ajustes administrativos necessários para sua implementação deverão ocorrer até o fim da semana, quando a ata será assinada para encerrar as negociações.