• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Japão e Brasil discutem comércio e transição energética

Lula reforça potencial do etanol e a exportação de carne bovina

No primeiro dia de visita oficial ao Japão, o presidente Lula se reuniu com empresários brasileiros ligados à ABIEC, que é a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. Falou sobre a relação comercial entre os dois países. Que, em 2011 chegou a 17 bilhões de dólares e hoje caiu para 11 bilhões. Ou seja, segundo ele, isso precisa ser recuperado.

O presidente falou também sobre transição energética. Disse que o Brasil pode ter um papel decisivo na redução do uso de combustíveis fósseis no mundo. E o papel do etanol nesse sentido e na ampliação de negócios com o Japão nessa área.

"Se o Japão utilizar 10% de etanol na gasolina é um salto extraordinário, não apenas para que a gente exporte, mas para que eles possam produzir no Brasil. Não é só que a gente quer vender, se tiver empresários japoneses que queira fazer investimento no Brasil, em todas as regiões, ele pode fazer".

E completou:

"O Brasil pode contribuir decisivamente para que o mundo diminua o uso de combustíveis fósseis."

Um dos objetivos da viagem é tratar da abertura do mercado junto ao Japão, principalmente de carne bovina brasileira. As questões sanitárias e ajustes de protocolo, por exemplo. E essa com reunião os exportadores de carne ocorreu depois da cerimônia de chegada da comitiva brasileira, quando o presidente e a primeira dama Janja foram recebidos pelo Imperador Naruhito e pela Imperatriz Masako. Nesta quarta-feira, noite de hoje aqui no Brasil, Lula se reúne com empresários.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Patrícia Serrão