• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Seu emprego te estressa? Veja 5 dicas para gerenciar o estresse no ambiente de trabalho

Veja dicas para colocar em prática no seu trabalho e reduzir o estresse.

O estresse no trabalho é uma realidade para muitos profissionais, afetando a saúde física e mental e, consequentemente, a produtividade. Com demandas crescentes e prazos apertados – especialmente na contabilidade – é fundamental adotar práticas que ajudem a lidar com a pressão.

Ainda mais nessa reta final de ano, quando muitas obrigações contábeis acumulam, é essencial aprender a lidar com o estresse do trabalho para que a situação não se desenvolva para uma futura Síndrome de Burnout e outras doenças relacionadas ao estresse.

Aqui vão cinco dicas para gerenciar o estresse e manter o equilíbrio no ambiente de trabalho:

Organize-se e defina prioridades

Manter uma agenda organizada ajuda a visualizar tarefas e definir prioridades, evitando que você se sinta sobrecarregado. Crie listas diárias de tarefas e estabeleça prazos realistas. Isso permite focar nas atividades mais importantes e reduzir a sensação de estar “perdendo o controle” do seu tempo.

Descanse sem peso na consciência

Trabalhar sem pausas pode parecer produtivo, mas acaba aumentando o estresse e diminuindo a eficiência. Interrompa suas atividades por alguns minutos a cada uma ou duas horas. Caminhe, respire profundamente ou faça alongamentos leves. Essas pausas curtas ajudam a “recarregar as energias” e a manter o foco.E quando for dia e hora, descanse sem peso na consciência. Nada de ficar abrindo o celular e o computador para trabalhar na sua folga!

Estabeleça Limites entre Trabalho e Vida Pessoal

Com a flexibilização do trabalho remoto, a linha entre vida pessoal e profissional pode se tornar tênue. Estabeleça um horário para iniciar e encerrar o expediente e evite responder e-mails ou mensagens fora desse período. Ter um limite claro ajuda a reduzir a sobrecarga e a garantir tempo para descansar e recarregar as energias.

Imponha Limites

Impor limites significa definir claramente até onde você pode ir sem comprometer suas responsabilidades e seu bem-estar. Isso envolve comunicar de forma assertiva quando algo está fora do seu escopo ou quando você já está sobrecarregado. Essa prática ajuda a evitar a sobrecarga e garante que você possa focar em suas tarefas prioritárias sem sacrificar a qualidade.

Saiba quando dizer não

Dizer “não” de forma educada, mas firme, é igualmente importante. Nem sempre é fácil, mas entender que recusar pedidos que ultrapassam sua capacidade também é uma forma de respeitar suas próprias necessidades e limites. Aprender a dizer “não” não é um sinal de falta de comprometimento, mas sim uma maneira de gerenciar melhor seu tempo e energia, preservando sua saúde mental e a qualidade de seu trabalho.

Ao precisar dizer “não,” seja direto e se necessário, explique brevemente os motivos. Mas lembre-se, que dependendo do caso, “não” também é uma frase completa e nem sempre você precisa se explicar, do contrário podem achar uma brecha na sua justificativa para que você não possa seguir negando a solicitação.