• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A importância de viver o presente para encontrar a felicidade

Para o escritor e conferencista alemão Eckhart Tolle, “a causa primária da infelicidade nunca é a situação,...

Autor: Thaísa PassosFonte: Key Press Comunicação

A importância de viver o presente para encontrar a felicidade

Por Thaísa Passos, Diretora Global de Marketing da S.I.N.

Para o escritor e conferencista alemão Eckhart Tolle, “a causa primária da infelicidade nunca é a situação, mas nossos pensamentos sobre ela”. Essa frase ressoa profundamente com a falta de apreciação por aquilo que vivemos diariamente, muitas vezes por estarmos presos em um ciclo de responsabilidades e informações que nos afastam do momento presente.

Nosso dia a dia acelerado nos conduz a um hiperfoco no futuro e/ou a um pensamento contínuo sobre o passado, o que dificulta (e muito) encontrar um equilíbrio e alegria no aqui e agora. Mas apreciar as coisas simples e ser mais feliz não é uma tarefa inalcançável. Por meio da prática da atenção plena (ou Mindfulness - que está mais na moda), é possível transformar essa relação com o tempo e as experiências.

O Mindfulness nos convida a observar pensamentos e sentimentos sem julgá-los, permitindo que nos conectemos com o momento presente. Quando saímos do piloto automático e reservamos um tempo para saborear e aproveitar cada experiência vivida, nos deparamos com a oportunidade de mergulhar em profundidade no deleite que elas nos trazem.

Desde os anos 1960, quando a técnica ganhou força no Ocidente, ela tem sido amplamente estudada e aplicada como ferramenta para melhorar a saúde mental. Um grande defensor dessa abordagem foi o mestre zen-budista Thich Nhat Hanh, que sugeria incorporar a atenção plena em atividades cotidianas, como lavar louça ou caminhar, para encontrar beleza no presente.

Parece fácil — e em teoria é — mas o grande desafio é evitar ruminar pensamentos. Ou seja, quanto mais você praticar, mais fácil as condutas vão se tornar, além de mais naturais e permanentes, na sua vida.

Compartilho, a seguir, seis técnicas eficazes para a conquista da atenção plena e que podem lhe trazer uma felicidade tamanha como você jamais imaginou. Respire fundo, fique atento e bom proveito!

  1. Faça uma caminhada consciente, todos os dias. Quinze minutos são suficientes para praticar um exercício cheio de plenitude. Não importa se está frio ou calor, o que vale aqui é tirar um tempinho e prestar atenção nas coisas ao seu redor enquanto dá os seus passos. Observe o desenho das nuvens no céu; sinta o vento soprando em sua pele; feche os olhos e escute atentamente os sons do entorno. Esse simples ato é um lembrete poderoso de que a vida está acontecendo agora.
  2. Esteja, de corpo e alma, no presente. Ao realizar qualquer atividade, esteja completamente presente. Durante o banho, ao trabalhar ou ao comer, foque nos cheiros, texturas e sensações. Esse “ancoramento” no presente melhora a memória, promove empatia e aumenta a autocompaixão.
  3. Respire profundamente. Sempre que for possível, feche os olhos e faça uma respiração profunda. Concentre-se na sensação do ar entrando e saindo dos seus pulmões. Coloque, então, as mãos sobre a barriga e comece a inspirar e expirar devagar, focando nos movimentos do abdome e contando até cinco. Dê uma pausa de dois segundos e, em seguida, expire lentamente, contando até seis. Além desta, no YouTube, é possível encontrar diversas modalidades de respiração mindfulness que vão lhe ajudar. É o tempo de um cafézinho diário. Você consegue!
  4. Pausas intencionais. Entre uma tarefa e outra, faça pequenas pausas. Elas ajudam a reduzir o estresse, renovar o foco e reconectar corpo e mente com as sensações do momento. Esses intervalos são preciosos para evitar a fadiga.
  5. Observe seus pensamentos. Quando pensamentos ou emoções surgirem, apenas observe-os, sem criticar. Anotar esses sentimentos em um diário pode ser muito útil para identificar padrões e gerenciar emoções com mais consciência.
  6. Pratique Yoga. O Yoga integra movimento, respiração e meditação, ajudando você a aceitar pensamentos e sensações enquanto trabalha o autoconhecimento. Experimente posturas simples (asanas) ou técnicas de respiração (pranayama) para introduzir mais mindfulness na sua vida.

A atenção plena não é um destino, mas um caminho. Quanto mais você praticar, mais natural se tornará viver de maneira consciente, aproveitando a beleza das pequenas coisas que muitas vezes passam despercebidas. Comece hoje mesmo e descubra como pequenos ajustes podem trazer grandes transformações para sua felicidade.

Sobre a S.I.N.: fundada em 2003, a S.I.N. é uma empresa global dedicada a desenvolver as mais modernas e inovadoras soluções para a comunidade odontológica. Com soluções que combinam tecnologia avançada, eficiência e conhecimento científico de ponta, a organização visa fomentar a geração de sorrisos. A empresa hoje está presente em 30 países e tem unidades de negócios espalhadas por todo o Brasil. O propósito da marca é refletido em sua assinatura “Somos S.I.N.: Soluções + Inovações = Novos Sorrisos”. Entre os princípios e valores que guiam a organização estão a ética, a diversidade, a sustentabilidade e a empatia nas relações. Após crescimento acelerado e ininterrupto nos últimos anos, integra hoje o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br

Informações para a imprensa: Key Press Comunicação

Beatriz Marques Dias/ Caroline Fakhouri

bia@keypress.com.br / relaciona@keypress.com.br

Tel. (11) 99242-4071 / (37) 99102-7865